segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A chegada à Pernambuco e o início das missões

Ao chegarem a Pernambuco, no ano de 1660, os dois padres estabeleceram-se no Cabo de Santo Agostinho, ao sul do Recife e, de lá, partiram em viagens missionárias para Alagoas,chegando às regiões lindeiras ao Rio São Francisco, seguindo, posteriormente, para o Rio Grande do Norte e o Ceará.

Ao retornarem a Pernambuco, em 1662, o Padre Sacramento e o Padre João Victória instalaram-se na Ermida de Santo Amaro, localizada numa área que corresponde, hoje, ao bairro de Ouro Preto, em Olinda, à época, sede da Capitania de Pernambuco.Atualmente,no local, existem algumas ruínas da antiga ermida, um pequeno santuário e um obelisco em homenagem à chegada daqueles padres.

Uma vez munidos de um ponto de apoio e tendo conquistado alguns seguidores para colaborar com as atividades religiosas, retomaram as viagens, partindo para o interior de Pernambuco e passando a organizar três importantes missões - a de Ipojuca, a de Limoeiro e a de Ararobá. As duas primeiras, iniciadas em 1662, localizavam-senas regiões dos atuais municípios de mesmo nome e a última, iniciada em 1670, situava-se nas proximidades da atual cidade de Pesqueira.

Essas missões deram origem ou contribuíram para o desenvolvimento de muitos povoados e municípios pernambucanos, como o município de Escada (na missão de Ipojuca), o de Limoeiro (na missão de mesmo nome) e a Vila de Cimbres (na missão de Ararobá), além dos municípios de Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. Mais tarde, em 1707, os oratorianos assumiram a última de suas quatro mais importantes missões - a missão de Aratangui, na Paraíba, na região, onde, hoje, localiza-se o distrito de Alhandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário